
De acordo com dados do Monitor da Violência, desenvolvido pelo Portal de Notícias G1, o Brasil apresentou queda no número de homicídios no primeiro semestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021. No total, o país registrou 20,1 mil assassinatos nos primeiros seis meses do ano – uma redução aproximada de 5%.
O Monitor da Violência avalia o número total de vítimas de três crimes: homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte. Apesar de sete, dos 26 estados brasileiros, registrarem aumento no número de crimes, todas as grandes regiões do país tiveram queda nos indicadores de mortes violentas intencionais.
De acordo com os especialistas, uma das explicações para a redução dos assassinatos é a criação de programas e de políticas na área de Segurança Pública. Especialmente nos anos 2000 até 2010, várias unidades da federação – como estados e municípios – desenvolveram programas de redução de homicídios focado em ações territoriais.
Além disso, houve uma maior integração entre as Forças de Segurança e a população civil na adoção de medidas de caráter preventivo, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Os dados reforçam a importância de aproximar os agentes de segurança da sociedade, impactando diretamente na redução dos índices de criminalidade e infrações, ampliando a segurança local e o bem-estar social, além de oferecer maior proteção aos cidadãos.