Blog

Conheça cinco carreiras na Segurança Pública Municipal

Capacitação constante é fundamental para quem quer se manter ativo e competitivo no mercado de trabalho. Na área de Segurança Pública Municipal não é diferente. Existem muitas oportunidades e desafios para quem deseja ingressar ou progredir na carreira. 

Por isso, hoje trouxemos uma seleção de 5 (cinco) cursos para mostrar essas possibilidades para você. Aproveite, analise as opções e se organize para dar o próximo passo nessa carreira que é tão importante e tanto impacta a sociedade. 

Qualificação profissional na área de Segurança Pública Municipal também amplia oportunidades de carreira. Foto: Guarda Municipal de Florianópolis/Divulgação

Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública Municipal

O Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública Municipal é novo no mercado. Hoje, apenas uma instituição oferece o curso 100% EaD e autorizado pelo MEC, a FADISMA – Faculdade de Direito de Santa Maria. 

A graduação em Segurança Pública Municipal é voltada para guardas municipais, vigilantes, gestores de segurança e pessoas no geral que queiram trabalhar na área de segurança pública e privada. 

A formação tem duração de até 2 (dois) anos e, ao concluí-la, o(a) profissional estará apto(a) para planejar, formular, implementar, gerenciar, monitorar e avaliar políticas públicas de segurança em nível municipal. 

Entre os tópicos do curso estão:

  • Gestão Municipal da Informação e do Conhecimento em Segurança;
  • Introdução a Comunicação Não Violenta (CNV);
  • Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos;
  • Fiscalização de Trânsito;
  • Uso Integrado da Força;
  • Policiamento Comunitário Orientado à Resolução de Problemas;
  • Prevenção Social e Situacional das Violências.

Para quem quer ingressar na carreira de Guarda Municipal, o curso é um diferencial competitivo na prova de títulos. Para quem já é Guarda Municipal, o curso permite progressão de carreira, de acordo com o Estatuto de cada instituição. 

Para mais informações sobre o curso, clique aqui!

Curso de Tecnologia em Segurança Pública Municipal é diferencial competitivo na Prova de Títulos para Guarda Municipal. Foto: Pref. Toledo/Divulgação

Curso de Segurança Pública

O curso de Segurança Pública tem duração de dois a quatro anos, depende do grau da habilitação (tecnólogo ou bacharelado). Ele forma profissionais para que tenham a capacidade de elaborar, coordenar e implementar programas e políticas de segurança para reduzir os índices de violência, de criminalidade e garantir os direitos humanos. 

Os tópicos a serem estudados variam de acordo com a instituição de ensino e com a habilitação, mas no geral as disciplinas são voltadas para que o(a) aluno(a) tenha a oportunidade de fortalecer seus conceitos e valores de ética, relações humanas e mediação de conflitos. 

Abaixo listamos algumas disciplinas que podem fazer parte da grade curricular do curso:

  • Direitos Humanos e Cidadania;
  • Segurança Pública no Brasil;
  • Negociação e Gerenciamento de Crises;
  • Sociologia do Crime e da Violência;
  • Inteligência Aplicada;
  • Relacionamento Interpessoal;
  • Padrões e Sistemas de Policiamento;
  • Organização e Logística;
  • Tecnologia da Informação em Segurança Pública.

No mercado de trabalho a atuação é muito abrangente. O profissional formado em Gestão da Segurança Pública poderá atuar no setor público, nas esferas federal, estadual e municipal, incluindo departamentos de segurança, secretarias públicas e as próprias forças de segurança. 

O setor privado também oferece oportunidades de atuação, como em empresas especializadas, vigilância patrimonial e segurança pessoal, por exemplo. Outra possibilidade é a área de pesquisa, participando de equipes multidisciplinares que atuam em parceria com o setor público em projetos de segurança e em consultoria independente.

Para saber mais sobre a carreira na Gestão em Segurança Pública, clique aqui.

A Segurança Pública necessita de profissionais de gestão na elaboração e execução de ações voltadas à área. Foto: Pixabay

Curso de Administração Pública

Para ser um gestor público há diferentes formações: Direito, Administração ou um curso voltado para a Administração Pública, que é sobre o que vamos abordar neste tópico. 

Um administrador público será capacitado para gerir recursos financeiros, tecnologia, insumos e pessoas em instituições públicas. A principal característica do profissional dessa área, e que o diferencia de um profissional de administração, é o respeito aos procedimentos previstos em lei. Enquanto um administrador pode gerir recursos e contratar pessoas diretamente, por exemplo, um administrador público precisa seguir o que está determinado na legislação, como processos de licitação. 

Há duas formações possíveis nesse cenário, a de bacharel em Administração Pública e a de tecnólogo em Gestão Pública. O primeiro tem duração de quatro anos, e o segundo, de dois anos. No geral, os dois abordam os seguintes tópicos durante o curso:

  • Modelos de administração do setor público;
  • Políticas públicas;
  • Direito Constitucional; 
  • Liderança de equipes; 
  • Normas e procedimentos; 
  • Comportamento organizacional; 
  • Recursos humanos; 
  • Terceirização e parcerias no setor público; 
  • Planejamento estratégico;
  • Marketing;
  • Gestão financeira e orçamentária; 
  • Auditoria e controladoria governamental;
  • Gestão de operações.

No mercado de trabalho, o administrador público poderá atuar em instituições públicas e privadas – desde os órgãos da Segurança Pública até entidades como Anatel e Banco do Brasil, além de institutos, sindicatos e federações. São diversas possibilidades de ingresso e progressão de carreira para esses profissionais. 

Para saber mais sobre a carreira e gestão e administração pública, clique aqui. 

Curso de Direito permite atuação em diferentes áreas da Segurança Pública, tanto federal quanto estadual ou municipal. Foto: Pixabay

Curso de Direito

O curso de Bacharel em Direito possibilita uma vasta atuação no mercado de trabalho, não restringindo o profissional à advocacia, como é de conhecimento comum. Há diversas oportunidades na Segurança Pública Municipal e abaixo vamos listar algumas.

Delegado de Polícia

Para ingressar na carreira de Delegado ou Delegada, seja Civil ou Federal, o(a) profissional precisa, além de formação superior em Direito, ter experiência mínima de três anos na área jurídica. Também é necessário conhecimento vasto de Direito Penal, já que a atuação do delegado é voltada para a investigação de diversos tipos de crimes. 

Defensoria Pública

O defensor público pode atuar nas esferas federal, estadual e municipal. Ele é responsável por defender cidadãos que não podem pagar por assessoria jurídica. Por isso, apesar de ser funcionário público e responder ao órgão vinculado, o objetivo do defensor é atender às necessidades da população mais vulnerável. 

Promotor de Justiça

O Promotor de Justiça tem como missão defender os interesses da sociedade em seus diversos conflitos. Por isso, atua em tribunais civis e criminais, tendo um papel relevante também fiscal da lei em ações e atividades manejadas por terceiros. A atuação também pode ser federal, estadual ou municipal (ou mesmo especializada – casos do Ministério Público Militar e do Trabalho, por exemplo).

Todas as atuações listadas têm como pré-requisito a formação em Direito, que tem duração mínima de cinco anos. 

Para saber mais sobre o curso e a carreira, clique aqui.

Melhoria da qualidade de vida das pessoas na sociedade é o foco das carreiras voltadas à gestão pública. Foto: Agência Brasil

Curso de Ciências Sociais

O Curso de Ciências Sociais capacita profissionais para que possam analisar a condução da sociedade com um olhar crítico, auxiliando na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A formação é baseada em três pilares: Antropologia, Ciência Política e Sociologia.

O curso tem duração de quatro anos e o estudo é voltado para as seguintes disciplinas:

  • Políticas Públicas;
  • Filosofia;
  • História;
  • Economia.

O profissional formado nessa área pode atuar na gestão pública, prestando consultoria, ministrando aulas ou participando de pesquisas. O mercado de trabalho inclui oportunidades em prefeituras, câmaras municipais, assembleias legislativas, escolas, partidos políticos e, também, em empresas privadas.

Para saber mais sobre a carreira em ciências políticas, clique aqui.

E aí, qual o próximo passo que você vai dar na sua qualificação profissional? Se tiver alguma dúvida sobre as opções listadas aqui ou se quiser sugerir alguma que não esteja, conta pra gente nos comentários.