
A segurança privada no Brasil é um ramo em constante expansão. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que o setor privado responde pela maior parte do estoque de serviços de proteção disponível na sociedade brasileira. Em 2022, o Brasil dispunha de mais de 1 milhão de pessoas atuando na área, número superior ao da força de segurança pública do país.
Os dados demonstram a importância da qualificação profissional para quem deseja atuar ou crescer junto à segurança privada. Na FADISMA os profissionais de segurança contam com o Curso de Segurança Pública Municipal EaD.
Para explicar um pouco das contribuições dessa formação para os agentes privados, o professor Fábio André conversou com o Agente de Segurança Privada Roberto Macedo.
Roberto Macedo do Nascimento é profissional de Segurança desde 1992. Serviu no Corpo de Fuzileiros Navais e possui vasta experiência em segurança privada, exercendo funções de chefia de equipes até proteção de executivos, artistas e celebridades. É Fuzileiro Naval da reserva, professor licenciado em História, Gestor de segurança, Instrutor da Academia de Formação de Vigilantes, especializado em Ciências Criminais com MBA em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente e Mestrando em Criminalística.
Confira, a seguir, a entrevista.
Professor Fábio André: Quais as vantagens de fazer o curso de Segurança Pública Municipal?
Roberto Macedo do Nascimento: Com duração de dois anos, [o curso] é mais rápido para quem precisa de um diploma de curso superior e imperioso para quem deseja se especializar. Outra vantagem, além, é claro, do baixo custo, é que após a conclusão do curso, o estudante poderá exercer funções como supervisor, coordenador, líder de equipe, entre outras.
Professor Fábio André: Quais as oportunidades podem surgir com a realização do curso?
Roberto Macedo do Nascimento: O curso de Segurança Pública Municipal é um curso de Nível Superior (tecnólogo) equivalente aos cursos de gestão de segurança pública e privada. Tem uma praticidade ímpar e é muito útil para os profissionais de segurança privada que desejam ascender profissionalmente como supervisor de segurança, coordenador, líder de equipes, entre outras funções a nível de gestão.
Professor Fábio André: Qual a importância de realizar este curso?
Roberto Macedo do Nascimento: Na segurança privada, torna-se muito relevante o conhecimento adquirido no curso, tanto na área de segurança pessoal, quanto nas áreas empresarial e patrimonial. São diversas as funções dos profissionais desse segmento que é indispensável à sociedade, à vida e aos bens culturais. Ressalto a necessidade de uma boa formação na área para desenvolver a função com maestria, isso devido a uma série de desafios e de complexidades que o setor apresenta.
Professor Fábio André: Com relação ao mercado de trabalho, o que você tem a dizer com sua experiência?
Roberto Macedo do Nascimento: No tocante ao mercado de trabalho para o profissional de segurança privada, as entidades e organizações estão cada vez mais exigentes, investindo muito na seleção de currículos. Sendo assim, um bom currículo é essencial para os processos. Com o vasto material e as disciplinas correlatas a área de segurança privada, podemos afirmar que o profissional formado em Segurança Pública Municipal está preparado para atuar nas diversas áreas, tais como: centros de pesquisas e instituições de ensino, supervisão, coordenação e liderança de equipes, além de poder realizar planos de segurança e gerenciamento de riscos. Podemos afirmar que o curso permite aos profissionais trabalharem em qualquer área governamental, além de assumir funções de segurança de autoridades, contribuir lecionando em academias de segurança privada (credenciado à Polícia Federal e ao Conselho Regional de Administração) e nas academias das GCMs e Militares Estaduais, além da prestação de consultorias e de planejamento de segurança. A formação é imprescindível para o desenvolvimento das competências relacionadas ao cargo, como conduta profissional e ética, tirocínio e visão estratégica.
Professor Fábio André: E sobre a grade proposta no curso e sua relação com a segurança privada?
Roberto Macedo do Nascimento: A grade é multidisciplinar e aborda temas complexos inerentes a nossa sociedade contemporânea, e problematiza as soluções apresentadas. A graduação em Segurança Pública Municipal capacita o profissional na elaboração de políticas de segurança respaldadas nos aspectos sociais, na mediação de conflitos e nas relações humanas, sempre respeitando os Direitos Humanos e a legislação brasileira. Temos matérias imprescindíveis para a formação dos agentes, como: Ética, Direitos Humanos e Cidadania; Direito Constitucional; Técnicas de Defesa Pessoal e Uso Aplicado da Força; Segurança Pública e Sistema Jurídico Brasileiro; Gestão de Crises e Defesa Civil; Liderança e Gestão de Pessoas; Privacidade e Lei Geral de Proteção de Dados. Todas estas matérias têm um enorme papel na formação profissional do agente de segurança privada.
Roberto Macedo do Nascimento: Se você é estrategista, tem o dom de liderar equipes, é um criador de planos, tem criatividade para planejar e gerenciar esse curso vai ser de grande valia.