Saiba mais sobre a influência do investimento municipal na Segurança Pública

De acordo com a pesquisa What worries the word, desenvolvida pelo Instituto IPSOS, a segurança é uma das maiores inquietações dos brasileiros. Em termos mundiais, o país está entre os mais preocupados com a questão, somando 33% da população – ligeiramente acima da média mundial de 27%.
Em termos de enfrentamento e prevenção à criminalidade, a temática é bastante complexa. Além de investimentos em políticas repressivas, especialistas apontam a necessidade de planejamentos estratégicos e de investimentos em políticas de prevenção aos crimes.
Uma pesquisa desenvolvida na FADISMA destaca o papel dos municípios na superação dos altos índices de crimes registrados em algumas localidades, para além de estratégias nacionais ou estaduais. De acordo com os pesquisadores, o investimento multidimensional – em diferentes esferas de atuação do setor público – pode reduzir consideravelmente os delitos contra o patrimônio.
Por meio da análise do investimento público em rubricas das administrações municipais, os estudiosos atribuem a redução de crimes patrimoniais ao aumento de investimentos em áreas como Trabalho, Acesso à Justiça, e Desporto e Lazer. Além disso, o estudo também ressalta que quanto mais avançado o processo de municipalização da Segurança, maior será a redução de crimes e a sensação de segurança na população.
Dentre os principais resultados apresentados na pesquisa, está o de que um investimento aproximado de R$ 10 mil na área de Trabalho – em áreas ligadas à manutenção de ganho de renda e de emprego – pode gerar uma redução estimada de 4,64 crimes. Um índice semelhante pode ser obtido com aumento de investimento na rubrica judiciária, ou seja, em gastos que promovam a defesa do interesse público, com redução de 3,52 crimes.
A partir dos resultados obtidos, os pesquisadores ressaltam a complexidade da prevenção e enfrentamento à criminalidade nos municípios brasileiros, trazendo a discussão da importância de garantir maiores investimentos nas rubricas de acesso à justiça e à cidadania. Outro ponto importante para se destacar refere-se à promoção de políticas de inclusão social, principalmente de jovens, garantindo os direitos básicos de grupos sociais marginalizados.A pesquisa completa pode ser acessada neste link.